Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Sara Augusto
Foto: Sara Augusto

A TV Cultura estreia no dia 23 de julho “Santos Dumont, um Inventor por Esporte”, que celebra os 150 anos do nascimento do aviador brasileiro.

Em quatro episódios, a produção que irá ao ar aos domingos, às 22h, fará um mergulho na vida do homem que é considerado o pai da aviação. A série documental tem participação especial de Cassio Scapin e traz imagens raramente vistas.

Por meio de 40 entrevistas, gravadas no Brasil, França e Chile, passeia pela infância, invenções, coragem e as tragédias vividas por Alberto Santos Dumont.

Leia também: Aeronave ícone da Guerra Fria é destaque na série “Asas e Histórias” neste sábado (22)

“Santos Dumont, um Inventor por Esporte”, que é um voo jornalístico com espírito esportivo, também mostra como o aviador abria as patentes de suas criações, sem o menor ciúme.

Era sempre apresentado como sportsman, por conta de suas atividades em competições, fosse ao participar ou patrocinar eventos. Não à toa, foi o primeiro brasileiro a ganhar a medalha do mérito do Comitê Olímpico Internacional.

Infância Voadora – episódio 1

No primeiro episódio, o público poderá conhecer a família e as origens de Santos Dumont, que será interpretado por Scapin.

No meio da história, entra até Napoleão III e o diamante Estrela do Sul. Quando seu pai deixou de construir estradas de ferro, para se transformar no rei do café, o menino Dumont já pilotava locomotivas na fazenda que tinha cinco milhões de pés do ouro negro.

Leia também: Trump diz ser alvo de investigação sobre o ataque ao Capitólio em 2021

Com muitas ideias na cabeça e um preceptor negro - Manoel de Deus, que tem sua história apagada pelos historiadores - o menino Alberto Santos Dumont já garantia que o homem voava.