Tarcísio de Freitas diz que pretende transferir “Cracolândia” para o bairro do Bom Retiro
Governador de SP não garantiu o sucesso da medida e falou em "tentativa e erro" na resolução do problema dos dependentes químicos na cidade
19/07/2023 17h42
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que pretende transferir a “Cracolândia” para o Bom Retiro, bairro no centro da capital paulista.
Segundo o governador, o objetivo é afastar o fluxo de dependentes químicos de áreas residenciais e comerciais, além de deixar os usuários mais próximos do Complexo Prates, onde há centros como a AMA (Assistência Médica Ambulatorial) e Caps (Centro de Atenção Psicossocial).
Tarcísio disse que a proposta é uma “tentativa” de resolver o problema, mas afirmou não saber se a medida será exitosa.
Leia também: Homem é encontrado morto depois de virar uma garrafa inteira de pinga
"Vai dar certo? Não sei, é tentativa e erro. Nós vamos tentar esse movimento agora, de maneira que ali a gente possa prestar uma assistência mais imediata, sem tanto transtorno para a cidade, e ir ocupando, como a gente fez com a Praça da Sé", declarou.
O plano foi detalhado durante o lançamento do programa UniversalizaSP, no Palácio dos Bandeirantes.
O governador defendeu que é necessário "individualizar a conduta" das equipes para com os usuários. De acordo com ele, a gestão do estado tem trabalhado para identificar os dependentes, para, dentre outras medidas, descobrir quais deles possuem parentes que possam ser acionados para possíveis tratamentos.
"A gente está falando de pessoas. Não adianta a gente tratar a Cracolândia como uma 'massa'. Eu tenho várias pessoas ali e cada uma tem uma história", comentou Tarcísio.
Leia também: Petrobras anuncia queda de 7,1% no preço do gás natural vendido às distribuidoras
REDES SOCIAIS