Flávio Dino diz que decreto de armas acaba com "armamentismo irresponsável"
O presidente Lula assinou um decreto com novas regras sobre armas de fogo
21/07/2023 14h30
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse nesta sexta-feira (21) que o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que define novas regras para compra, posse, porte e uso de armas de fogo pela população civil, acaba com um “momento de trevas” da história. A declaração aconteceu durante evento de assinatura do documento, no Palácio do Planalto.
"Esse decreto põe fim ao armamentismo irresponsável que o extremismo político alimentou. Armas nas mãos certas, e não nas mãos das armas que perpetram feminicídio. O senhor está salvando a vida de milhares de mulheres brasileiras, de crianças, de adolescentes", declarou Dino.
Leia mais: PF prende suspeito apontado como um dos chefes dos atos terroristas em Brasília
“Quem quiser ser atirador esportivo, seja de verdade, não estejam com as portas abertas para a distribuição de armas para facções. Confiamos nas policiais! Quem fala que tem que cada cidadão tem que ter uma arma é inimigo das polícias”, acrescentou.
Após uma reunião entre Lula e seus ministros na última quinta-feira e foi decidido que o novo decreto a respeito de armas de fogo permitirá o uso do calibre 9 mm apenas pelas forças de segurança.
Outro ponto abordado pelo Governo Federal é a fiscalização dos caçadores, atiradores esportivos e colecionadores (CACs), que ficará sob responsabilidade da Polícia Federal (PF).
Leia também: Programa do Governo de SP oferece mais de 70 mil vagas para cursos gratuitos de música
REDES SOCIAIS