Casa de Santos Dumont é reinaugurada em Petrópolis; veja imagens
A reabertura, que tem entrada gratuita nesta sexta-feira (21), celebra os 150 anos do pai da aviação
21/07/2023 17h07
O museu localizado dentro casa onde morou Santos Dumont, em Petrópolis (RJ), reabriu para o público nesta sexta-feira (21), após passar por reformas na estrutura do edifício. Fechado desde fevereiro deste ano, a reinauguração conta com uma programação especial do município em celebração aos 150 anos do nascimento do pai da aviação.
Aqueles que foram ao local nesta sexta (21) tiveram o acesso gratuito. No final de semana, as entradas estarão disponíveis com 50% de desconto.
Foto: Reprodução/Agência Brasil-Tânia Rêgo
Localizada na região serrana do Rio, a Casa de Santos Dumont, popularmente chamada de “a Encantada”, foi reformada com recursos próprios do tesouro municipal.
Tanto a fachada e o telhado, quanto a parte interna da Casa de Santos Dumont e do Centro Cultural 14-Bis passaram pela reforma. Ambos os espaços foram requalificados, garantindo acessibilidade e conforto para os visitantes. Segundo comunicado da prefeitura, todo o projeto foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O acervo também recebeu novas peças, como a bandeira original que Santos Dumont hasteava, mobiliário, quadro com a família e a carta com o pedido da terra para a construção da casa, que foi doada pela Companhia Imobiliária de Petrópolis.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrópolis
“Estamos muito felizes em devolver à população petropolitana e ao povo brasileiro esse importante equipamento de cultura e história. O Museu [...] está totalmente reformado e trazendo uma nova experiência para os visitantes”, afirmou o prefeito Rubens Bomtempo na cerimônia de abertura.
A importância do local
Construído em 1918 e projetado pelo próprio Santos Dumont, o imóvel localizado na Rua do Encanto foi a casa de verão do pai da aviação. Após sua morte, em 23 de julho de 1932, a família doou a casa para a Prefeitura de Petrópolis para que fosse transformada em Museu, em 1956.
Foto: Reprodução/Agência Brasil-Tânia Rêgo
Por mês, o Museu recebe cerca de 10 mil pessoas e atrai turistas do Brasil e do mundo. Além das novas peças, o acervo conta ainda com itens pessoais do inventor, como o chapéu, relógio de pulso e chuveiro. Um dos elementos que costumam chamar mais a atenção dos visitantes são as escadas construídas em forma de raquete, na entrada e no interior do imóvel, em que o acesso só pode ser feito com o pé direito.
Confira a programação
A fim de comemorar o sesquicentenário do aeronauta e inventor brasileiro, a programação em Petrópolis segue até domingo (23). Na última quinta (20), data exata em que nasceu Santos Dumont, foi realizada a cerimônia de início das solenidades, junto a um lançamento de uma medalha especial pela Casa da Moeda do Brasil e de um selo comemorativo pelos Correios.
Além da abertura ao público do Museu e do Centro Cultural 14-Bis, para os próximos dias também estão previstas exposições, passeio ciclístico, apresentação da banda da Força Aérea Brasileira (FAB), Esquadrilha da Fumaça, teatro e exibições cinematográficas.
O sobrevoo da Esquadrilha da Fumaça acontece no sábado (22), na Praça da Liberdade, a partir das 15h, quando também haverá a apresentação da Banda da FAB. Na mesma data, também será inaugurada a Sala do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), no Centro Cultural 14 Bis, às 14h.
Leia também: Lula quer ampliar penas para quem ameaçar vidas de ministros do STF ou presidentes
Serviço:
Local: Rua do Encanto, 22, Petrópolis/ RJ
Horário de funcionamento: Terça a Domingo, das 10h às 17h
Valor do Ingresso: R$ 10,00
REDES SOCIAIS