Levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostrou que a profissão de médico é a mais prestigiado do Brasil atualmente. O estudo foi realizado com 3000 pessoas em todo país.
Além dos doutores, engenheiros, veterinários, cientistas e desenvolvedores de tecnologia da informação também estão entre as mais respeitadas.
O objetivo do estudo foi investigar a tendência de prestígio das profissões em resposta às mudanças sociais e econômicas, além da influência dos meios de comunicação e redes sociais. A Febraban observou que a saúde é o principal problema do Brasil, então, o profissional da saúde passou a ser mais admirado pelas pessoas.
“É uma questão do reforço cultural que os profissionais de saúde sempre tiveram, que vem desde a enciclopédia francesa. Os iluministas colocaram a saúde como um dos elementos centrais civilizatórios e também a pandemia ajudou. A medicina e a saúde ela vai continuar, mas um pouco diferente”, explica o médico Paulo Saldiva.
Leia também: Brasil registra mais três casos de gripe aviária em aves silvestres e soma 67 no total
Outra pergunta que a Federação fez para os entrevistados foi sobre as profissões do futuro. Na visão dos brasileiros, os médicos, professores, enfermeiros, bombeiros, agricultores e psicólogos estão entre os principais cotados.
REDES SOCIAIS