Notícias

“Temos que aprender a regular o espaço econômico de forma inovadora", diz cientista sobre plataformas digitais

O cientista e professor foi o convidado do Roda Viva desta segunda-feira (24)


25/07/2023 16h48

O Roda Viva recebe o cientista e professor Silvio Meira nesta segunda-feira (24).

Durante o programa, Meira atribui a falta de cooperação das big techs com os governos de países a um “faroeste regulatório” por parte dos Estados.

“A gente tem que aprender a regular o espaço econômico de forma inovadora. Por que que as plataformas têm resistido à regulação durante décadas, e com sucesso, por sinal, em quase todo o mundo? Porque a regulação tende a ser punitiva e travadora de futuros”, opina.

O especialista explica que as regulações de plataformas digitais exigem iniciativas como acordos internacionais. Para ele, é necessário ter “o mínimo de coerência” entre países para que a regulação seja exitosa.

Participam da bancada Adriana Salles Gomes, diretora editorial das revistas HSM Management e Mit Sloan Management Review no Brasil; Francisco Brito Cruz, diretor executivo do Internetlab; Daniela Braun, repórter do Valor Econômico; Raphael Hernandes, repórter especial da Folha de S.Paulo especializado na cobertura de tecnologia, inteligência artificial e cibersegurança e Sérgio Spagnuolo, diretor do Núcleo Jornalismo.

As ilustrações do programa ficam a cargo de Fausto Bergocce, cartunista e ilustrador com obras que transitam entre o desenho, pintura, colagem e fotografia, integradas às HQs.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido