“Não tem um ‘A’, nem um ‘B’, que trate do meu nome”, diz Lira sobre inquérito do kit de robótica
No Roda Viva, presidente da Câmara explica inquérito da compra de kit robótica e diz que todas as contas dele estão expostas para o público
31/07/2023 22h39
O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (31) o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
A jornalista Maria Cristina Fernandes inicia o programa perguntando sobre as investigações do kit de robótica e questiona o que realmente houve nesse caso e com Luciano Cavalcanti, assessor que trabalhou com o deputado. Lira inicia sua resposta dizendo que não pode ser responsabilizado por algo feito “por outro CPF”.
“O que sempre digo, e reafirmo, é que minhas atividades pessoais e minha vida como pessoa politicamente exposta estão tranquilamente fiscalizadas pelo COAF. Tudo meu está no imposto de renda. Tenho renda para qualquer despesa”, afirma o político.
O deputado ainda cobra das atividades um processo de Justiça correto para que novos erros não sejam cometidos, como, segundo ele, aconteceu com a Lava-Jato.
Leia também: FMI prevê crescimento de 2,1% na economia brasileira em 2023
Além disso, garante que, após todo o processo, os jornalistas terão acesso a todas as “desvirtuações presentes do inquérito”.
“O inquérito não nasceu para investigar robótica. Nasceu para investigar Arthur Lira. Em 12 mil páginas, se você ler o inquérito, não tem um ‘A’ nem um ‘B’ juntos para fazer um ‘AB’ que trate do meu nome, que faça referências as minhas situações. Seria imprudência e loucura minha, defender e discutir orçamento estando envolvido em venda de emenda parlamentar”, expõe.
O deputado afirma que não está envolvido com o caso e diz que tudo será mostrado ao final do inquérito.
O jornalista Fabio Serapião manteve o assunto e questiona o documento vazada com o nome de Lira. O deputado rebate e pergunta se ele é defensor de vazamentos.
Leia também: “A criminalização da política no Brasil não ajuda em nada", diz Arthur Lira
“Você pode afirmar que são pagamentos? Está escrito que foi pago? Eu recebi a notícia desse vazamento no dia do meu aniversário. Isso não é humano, ético e sem respeito”, rebate.
O entrevistado tira a importância do documento vazado, que tem o nome de “Arthur” indicado com valores.
Assista ao programa completo:
A bancada de entrevistadores é formada por Aguirre Talento, colunista do UOL; Fabio Serapião, repórter e secretário de redação da sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília; Julia Affonso, repórter de política do Estadão; Maria Cristina Fernandes, colunista do Valor Econômico e comentarista da CBN e Thiago Bronzatto, diretor da sucursal de Brasília do jornal O Globo.
As ilustrações ficam por conta do cartunista Caco Galhardo, que publica tira diária na Folha de S. Paulo desde 1996.
Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar às 22h, na TV Cultura, app Cultura Play, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS