"As big techs não querem se render às leis que temos”, diz Lira sobre PL das Fake News
Votação sobre o tema foi adiada após pressão das plataformas contra o texto
31/07/2023 23h10
O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (31) o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
No programa, o parlamentar fala sobre a PL das Fake News. No início de maio, Lira adiou a votação do projeto. A decisão aconteceu após pedido do relator do PL, Orlando Silva (PCdoB-SP), e a manifestação de líderes da Casa.
O projeto do deputado Orlando Silva prevê uma série de regras para a regulação das plataformas digitais. O objetivo da medida é combater informações falsas e dar mais transparência aos conteúdos nas redes sociais.
A medida prevê regras que possam responsabilizar as plataformas pelos conteúdos publicados. Além disso, a proposta quer que as big techs sejam obrigadas a seguir normas para evitar o compartilhamento de discursos de ódio e ajudem na proteção de crianças, adolescentes e todos os usuários que utilizam as plataformas.
“Eu encontrei com uma representação no STF contra duas plataformas, elas precisam responder sobre as agressões que fizeram ao Poder Legislativo, a pressão abusiva que fizeram em cima dos parlamentares, as fake news que espalharam. Nós nunca trabalharemos contra a liberdade de expressão, contra o direito de falar. As big techs não querem se render às leis que temos”, afirma.
“O relator fez de tudo para que o projeto fosse aprovado, nós conversamos com todos os partidos, fizemos concessões, mas a pressão foi muito grande. Entre a minha vontade de votar e a falta de voto, eu tenho que render”, complementa.
Lira se elegeu pela primeira vez em 1992, quando se tornou vereador em Maceió (AL) e começou a carreira no Partido da Frente Liberal (PFL), legenda que hoje é o DEM de Rodrigo Maia.
Depois, passou pelo PTB, PSDB e PMN, antes de chegar ao PP em 2009. Está no terceiro mandato na Câmara, tendo passado pela liderança do PP e pela presidência de comissões importantes, como a de Constituição e Justiça (CCJ).
Em 2019, no início do atual mandato, se converteu em um dos principais expoentes do grupo de partidos conhecido como Centrão. Em 2021, Lira foi um dos articuladores da aproximação das legendas do bloco com o então presidente Jair Bolsonaro. O Palácio do Planalto foi incentivador da campanha de Arthur Lira para presidir a Câmara, com diversas declarações de Bolsonaro em favor do deputado do PP.
Na edição, entre outros assuntos, o deputado federal que tem dedicado os últimos 30 anos à política, irá falar sobre reforma tributária e pautas do governo Lula.
O Roda Viva contará com uma bancada de entrevistadores formada por Aguirre Talento, colunista do UOL; Fabio Serapião, repórter e secretário de redação da sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília; Julia Affonso, repórter de política do Estadão; Maria Cristina Fernandes, colunista do Valor Econômico e comentarista da CBN e Thiago Bronzatto, diretor da sucursal de Brasília do jornal O Globo.
Assista ao programa completo:
As ilustrações ficam por conta do cartunista Caco Galhardo, que publica tira diária na Folha de S. Paulo desde 1996. O programa vai ao ar ao vivo, às 22h, na TV Cultura, app Cultura Play, site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS