Notícias

“Nunca enxerguei condições necessárias para instalar um impeachment contra Bolsonaro”, diz Lira

Presidente da Câmara comenta falas antidemocráticas de Bolsonaro e forma como lidou com a situação em 2022


31/07/2023 23h14

O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (31) o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

O jornalista Aguirre Talento fala sobre defesa da democracia, relembra apoio de Lira a Bolsonaro nas eleições e pergunta qual avaliação de suas declarações no período das eleições. O deputado rebate e diz que sempre defendeu as urnas e que respeitaria o resultado do pleito.

“Em todas as oportunidades que a democracia esteve em risco, estive ao lado dela. Você lembra de um posicionamento meu onde disse sobre a luz amarela? Deu um freio. Mas a minha função é conduzir um parlamento com votações importantes para o Brasil, e não censor de presidente da República. Discordo e concordo com muita coisa. Por isso apanho do bolsonarista radical e do petista radical. Os dois lados batem em mim porque não sou radical”, afirma.

Lira até questiona o jornalista e diz que pensaria que a pergunta seria sobre um possível impeachment de Bolsonaro. O presidente da Câmara afirma que nunca enxergou condições necessárias para instalar um pedido de impedimento.

A apresentadora Vera Magalhães questiona sobre a ilegibilidade de Bolsonaro. Lira responde que não comenta as decisões judiciárias e que não procura problemas com o Executivo e nem com o Judiciário.

Leia também: “Não tem um ‘A’, nem um ‘B’, que trate do meu nome”, diz Lira sobre inquérito do kit de robótica

A jornalista insiste e pergunta os motivos do Governo Lula ter mais votações importantes no Congresso do que Bolsonaro. Ele explica a importância da PEC da transição e a importância do seu trabalho junto aos líderes partidários.

“Eu digo, e todos sabem, não votei no presidente Lula. Votei em Bolsonaro. O fato de ter votado nele e não ter ganho, não tenho que ser cético para confundir as coisas. Eu fui eleito, Lula também, a democracia está posta e todos os trabalhos são para isso. O nosso trabalho, junto com os líderes partidários, deu tranquilidade para esse governo trabalhar. Se não fosse a PEC da Transição, o governo estava batendo cabeça. Se não fosse o Arcabouço, estava travado. E a tributária, que ninguém acreditava, vai dar uma amplitude para o país que será vista daqui alguns momentos”, finaliza.

Assista ao programa completo:

A bancada de entrevistadores é formada por Aguirre Talento, colunista do UOL; Fabio Serapião, repórter e secretário de redação da sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília; Julia Affonso, repórter de política do Estadão; Maria Cristina Fernandes, colunista do Valor Econômico e comentarista da CBN e Thiago Bronzatto, diretor da sucursal de Brasília do jornal O Globo.

As ilustrações ficam por conta do cartunista Caco Galhardo, que publica tira diária na Folha de S. Paulo desde 1996.

Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar às 22h, na TV Cultura, app Cultura Play, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido