“Eu penso que os índios não precisam de mais terras, eles precisam de estrutura", diz Arthur Lira
No programa, o deputado fala sobre o marco temporal das terras indígenas
31/07/2023 23h28
O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (31) o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
No programa, o deputado fala sobre o marco temporal das terras indígenas. A Câmara dos Deputados aprovou em maio o projeto que limita a demarcação de terras e fragiliza uma série de direitos dos indígenas.
No Senado Federal, o texto estabelece que os povos originários só têm direito às terras que já eram tradicionalmente ocupadas por eles no dia da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.
“Eu penso que os índios de hoje não precisam de mais terras, eles precisam de estrutura e uma vida decente. Uma condição de poder explorar o que ele já tem. 0,02% da população brasileira, que são os povos originários indígenas reconhecidos, ocupam 14% do território nacional, sem direito a fazer nada. Se eles tivessem como explorar crédito de carbono, mineração, plantio de soja, qualquer coisa, nas áreas que o código florestal permite, eles teriam outra realidade”, afirma.
Lira se elegeu pela primeira vez em 1992, quando se tornou vereador em Maceió (AL) e começou a carreira no Partido da Frente Liberal (PFL), legenda que hoje é o DEM de Rodrigo Maia.
Depois, passou pelo PTB, PSDB e PMN, antes de chegar ao PP em 2009. Está no terceiro mandato na Câmara, tendo passado pela liderança do PP e pela presidência de comissões importantes, como a de Constituição e Justiça (CCJ).
Em 2019, no início do atual mandato, se converteu em um dos principais expoentes do grupo de partidos conhecido como Centrão. Em 2021, Lira foi um dos articuladores da aproximação das legendas do bloco com o então presidente Jair Bolsonaro. O Palácio do Planalto foi incentivador da campanha de Arthur Lira para presidir a Câmara, com diversas declarações de Bolsonaro em favor do deputado do PP.
O Roda Viva contará com uma bancada de entrevistadores formada por Aguirre Talento, colunista do UOL; Fabio Serapião, repórter e secretário de redação da sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília; Julia Affonso, repórter de política do Estadão; Maria Cristina Fernandes, colunista do Valor Econômico e comentarista da CBN e Thiago Bronzatto, diretor da sucursal de Brasília do jornal O Globo. As ilustrações ficam por conta do cartunista Caco Galhardo, que publica tira diária na Folha de S. Paulo desde 1996.
Assista ao programa completo:
O programa vai ao ar ao vivo, às 22h, na TV Cultura, app Cultura Play, site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS