O velório e o sepultamento do corpo do historiador José Murilo de Carvalho irão acontecer nesta segunda-feira (14) na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro.
A cerimônia de despedida está marcada para ter início às 9h, e o enterro, às 13h, no Cemitério São João Batista, no mausoléu da Academia.
Membro da ABL, ele morreu na madrugada desse domingo (13), aos 83 anos. José Murilo estava internado com Covid-19 no Hospital Samaritano. Ele deixa um filho, Jonas Lousada de Carvalho.
Leia também: Lula viaja para Assunção, capital do Paraguai, nesta segunda-feira (14)
Considerado um dos maiores historiadores e intelectuais brasileiros, era mineiro, bacharel em sociologia e política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em ciência política pela Universidade de Stanford, na Califórnia.
Autor de 19 livros, entre eles, “A Formação das Almas” e “A cidadania no Brasil”, foi professor e pesquisador visitante em diversas universidades como a de Oxford, e Leiden.
Também foi professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Eleito para a ABL em 2004, ocupava a cadeira nº 5, e também integrava a Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Leia também: Incêndios no Havaí já deixaram pelo menos 93 pessoas mortas
REDES SOCIAIS