Conflitos familiares e polarização política: professor de Harvard explica como os fenômenos se relacionam
O filósofo Michael Sandel abordou ainda o impacto das redes sociais e a importância do diálogo nas relações humanas
14/08/2023 22h02
O Roda Viva desta segunda-feira (14) entrevista Michael Sandel, professor de filosofia política na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
Paula Miraglia, doutora em Antropologia e diretora-geral do Nexo Jornal, retoma conceitos já abordados em obras do professor, como o de que em sociedades plurais existem discordâncias entre os indivíduos. Na sequência, questiona quais seriam as consequências de defender um ponto de vista em uma sociedade que perdeu a capacidade de escuta e de troca.
"Nossas sociedades, hoje em dia, estão profundamente polarizadas como nunca estiveram. [Nos EUA] pais ficam mais incomodados quando os filhos se casam com alguém de um partido político diferente do que quando ele se casa com alguém de religião diferente. Isso ilustra como a polarização se infiltrou no nosso dia a dia", afirma Sandel.
O filósofo norte-americano ainda atribui às redes sociais como sendo uma das motivações para esse fenômeno.
"Temos um tipo de rede social que nos aprisiona dentro de bolhas de opiniões similares. Já que as redes sociais querem nos manter grudados na tela, descobriram que o melhor jeito de fazer isso é nos inocular opiniões que já temos e nos engajar", destaca o professor.
Por fim, Sandel menciona que possíveis soluções seriam encontrar plataformas alternativas para o discurso público e tentar 'quebrar um pouco' com o poder irresponsável das redes socias.
Assista ao programa na íntegra:
Participam da bancada de entrevistadores Gabriela Prioli, mestre em Direito Penal pela USP e apresentadora do programa Saia Justa, da GNT, Thiago Amparo, professor na Faculdade de Direito da FGV-SP e colunista da Folha de S.Paulo, Paula Miraglia, doutora em Antropologia e diretora-geral do Nexo Jornal e da Revista Gama, Juliana Wallauer, roteirista, apresentadora e co-fundadora da plataforma Mamilos de Diálogo, e Joel Pinheiro, filósofo, economista e colunista da Folha de S.Paulo.
Novo cartunista
As ilustrações serão de Luciano Veronezi, que desde o dia 7 de agosto ocupa a cadeira eternizada por Paulo Caruso, que faleceu em março de 2023 e esteve no programa por mais de 30 anos.
Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar às 22h na TV Cultura, no app Cultura Play, no site da emissora e nas redes sociais (YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook).
REDES SOCIAIS