Notícias

“Precisamos redescobrir a arte perdida do discurso público democrático”, diz escritor Michael Sandel

No Roda Viva, filósofo fala sobre esvaziamento do debate público e indica caminhos para os diálogos retomarem


14/08/2023 22h34

O Roda Viva desta segunda-feira (14) entrevista Michael Sandel, professor de filosofia política na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

A advogada Gabriela Prioli cita o esvaziamento dos debates públicos em todo mundo, não só no Brasil, e pergunta se a intelectualidade dos discursos, que estão concentrados entre acadêmicos, é um dos motivos de afastar as pessoas do diálogo. Sandel acredita que sim e afirma que é necessário “redescobrir a arte perdida do discurso público democrático”.

“Ficamos acostumados com uma espécie de discurso público vazio, que consiste ou numa fala tecnocrática tacanha que não inspira ninguém e deixa tudo para os economista, basicamente, ou então, quando entra a paixão, e vira um concurso de quem grita mais, onde partidários e ideólogos tentam gritar mais alto e ninguém escuta”, diz o escritor.

Leia também: Secretaria da Saúde de SP registra crescimento na demanda por exame de vitamina D

Dessa maneira, ele sugere que a sociedade tente encontrar um discurso público que seja “moralmente mais robusto” e gere um engajamento maior nas pessoas. Uma das instituições que podem ajudar nessa missão, segundo o entrevistado, são justamente as universidades.

“Acho que esse é um lugar onde precisamos permitir melhor que os alunos raciocinem, discutam juntos e estudem os grandes filósofos do passado, trazendo suas visões e argumentos para as questões contemporâneas polêmicas”, explica.

Mas, ressalta, que não elas não são a única saída. Ele ainda cita que esse mesmo exercício pode ser feito nos sindicatos, comunidades religiosas e centros municipais.

Assista ao programa completo:

Participam da bancada de entrevistadores Gabriela Prioli, mestre em Direito Penal pela USP e apresentadora do programa Saia Justa, da GNT, Thiago Amparo, professor na Faculdade de Direito da FGV-SP e colunista da Folha de S.Paulo, Paula Miraglia, doutora em Antropologia e diretora-geral do Nexo Jornal e da Revista Gama, Juliana Wallauer, roteirista, apresentadora e co-fundadora da plataforma Mamilos de Diálogo, e Joel Pinheiro, filósofo, economista e colunista da Folha de S.Paulo.

Luciano Veronezi ocupa, de forma permanente, a cadeira eternizada por Paulo Caruso, que esteve no programa por mais de 30 anos e faleceu em março deste ano.

Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar às 22h, na TV Cultura, app Cultura Play, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido