Michael Sandel diz que Constituição dos EUA não pode impedir Trump de concorrer à presidência caso seja preso
Professor de filosofia política da Universidade de Harvard analisou o cenário político do ex-presidente norte-americano
14/08/2023 22h58
O Roda Viva desta segunda-feira (14) entrevista Michael Sandel, professor de filosofia política na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Durante o programa, Sandel analisa a situação política do ex-presidente dos EUA Donald Trump, indiciado em três processos, entre eles a tentativa de fraudar as eleições de 2020 para permanecer no poder.
“O interessante é que, mesmo se ele for condenado e sentenciado à prisão, não há nada na Constituição americana que o impedirá de concorrer [à presidência], e até de ser presidente dentro da cadeia”, comenta.
De acordo com ele, a Constituição dos EUA não tem nada a dizer sobre um caso como este porque os autores jamais pensaram que algo do tipo aconteceria.
“Parece estranho, para dizer pouco, pensar que alguém condenado por crimes graves, inclusive crimes ligados a invalidar uma eleição, possa disputar a presidência, muito menos ganhar a disputa de novo, e é nessa situação que nós talvez nos encontremos”, analisa.
Participam da bancada de entrevistadores Gabriela Prioli, mestre em Direito Penal pela USP e apresentadora do programa Saia Justa, da GNT; Thiago Amparo, professor na Faculdade de Direito da FGV-SP e colunista da Folha de S.Paulo; Paula Miraglia, doutora em Antropologia e diretora-geral do Nexo Jornal e da Revista Gama; Juliana Wallauer, roteirista, apresentadora e co-fundadora da plataforma Mamilos de Diálogo e Joel Pinheiro, filósofo, economista e colunista da Folha de S.Paulo.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS