"Não consigo competir com telas": professor de Harvard explica como as salas de aula mudaram ao longo do tempo
O fenômeno da meritocracia na educação foi outra mudança apontada por Michael Sandel, no Roda Viva
14/08/2023 23h13
O Roda Viva desta segunda-feira (14) entrevista Michael Sandel, professor de filosofia política na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
O também professor Thiago Amparo, da Faculdade de Direito da FGV-SP, questionou sobre as possíveis mudanças do ambiente escolar ao longo das últimas décadas. Sobre esse aspecto, Sandel apontou duas alterações principais:
1ª - Mudanças tecnológicas
O educador afirmou que não consegue competir com telas e, justamente por isso, optou por banir aparelhos eletrônicos durante as aulas ministradas por ele.
"Na era digital os alunos entram na sala com telas e eu aprendi que, por mais que eu tente ser um orador instigante, não consigo competir pela atenção de um aluno que esteja olhando uma tela", disse.
2ª - Competição no ambiente escolar
Outra mudança prejudicial apontada foi o crescimento da pressão a que os alunos são submetidos nas escolas e universidades para serem aprovados e aceitos.
"A maior mudança filosófica que eu notei, gradualmente, nesses anos foi uma tendência cada vez maior de alunos que tiveram que se esforçar e competir duramente para serem selecionados para a universidade, porque menos de 4% dos candidatos são aceitos", afirmou o professor.
"É a ideia meritocrática de que as pessoas merecem tudo o que resulta de seus esforços", concluiu, referindo-se a um de seus livros intitulado "A Tirania do Mérito".
Assista ao programa na íntegra:
Participam da bancada de entrevistadores Gabriela Prioli, mestre em Direito Penal pela USP e apresentadora do programa Saia Justa, da GNT, Thiago Amparo, professor na Faculdade de Direito da FGV-SP e colunista da Folha de S.Paulo, Paula Miraglia, doutora em Antropologia e diretora-geral do Nexo Jornal e da Revista Gama, Juliana Wallauer, roteirista, apresentadora e co-fundadora da plataforma Mamilos de Diálogo, e Joel Pinheiro, filósofo, economista e colunista da Folha de S.Paulo.
Novo cartunista
As ilustrações serão de Luciano Veronezi, que desde o dia 7 de agosto ocupa a cadeira eternizada por Paulo Caruso, que faleceu em março de 2023 e esteve no programa por mais de 30 anos.
Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar às 22h na TV Cultura, no app Cultura Play, no site da emissora e nas redes sociais (YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook).
REDES SOCIAIS