Diversas cidades ficaram sem energia nesta terça-feira (15) devido a um apagão nacional. O Distrito Federal e mais 15 estados relataram falta de energia. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatt (MW) de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste.
A interferência foi identificada nos estados do Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pará e Paraíba.
Leia mais: Aeroporto na Sicília, na Itália, reabre após erupção do vulcão Etna
Petrobras anuncia aumentos nos preços do diesel e da gasolina às distribuidoras
Na abertura da reunião semanal de diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, diretor-geral da agência, informou que o apagão afetou o Norte e o Nordeste, além de “algumas áreas” do Sudeste e do Centro-Oeste. A exceção foi a região Sul.
Em nota, o Ministério de Minas e Energia disse que as causas da ocorrência serão apuradas e que "a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até Às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos".
REDES SOCIAIS