Políticos lamentam nas redes sociais nesta sexta-feira (18) a morte de Bernadete Pacífico, uma das lideranças quilombolas mais importantes da Bahia, que foi assassinada a tiros nessa quinta-feira (17).
Confira a repercussão do caso:
No Twitter, Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, diz que “é muito doloroso ver nosso povo sendo levado de formas tão cruéis, por crimes motivados também por ódio”.
Consternada com o assassinato de mãe Bernadete, yalorixá, ex Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e líder da comunidade quilombola de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Ela foi morta covardemente na noite desta quinta-feira com tiros no rosto. pic.twitter.com/9Uaj8kWtDn
— Anielle Franco (@aniellefranco) August 18, 2023
Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, informa por meio de um post que recebeu a notícia “com pesar e indignação” e que determinou a ida da Polícia Militar e da Polícia Civil até o local, além de pedir para que as equipes "sejam firmes na investigação".
Recebi com pesar e indignação a notícia do falecimento de Mãe Bernadete, uma amiga e grande liderança quilombola da Bahia. Determinei que as Polícias Militar e Civil desloquem-se de imediato ao local e que sejam firmes na investigação. pic.twitter.com/L1sav8co0o
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) August 18, 2023
Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, também determinou o envio de uma equipe da pasta. “Expresso minha solidariedade aos familiares e à comunidade”, expõe.
Recebo a informação de que Yalorixá Bernadete, defensora de dh e liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, foi assassinada. Determinei o imediato deslocamento das equipes do @mdhcbrasil até Simões Filho, na Bahia.
— Silvio Almeida (@silviolual) August 18, 2023
Expresso minha solidariedade aos familiares e à comunidade.
O deputado federal Guilherme Boulos (PSL) destaca: “Foi assassinada seis anos depois de ver o mesmo acontecer com seu filho. Ela sempre lutou por justiça, e agora a luta continua também em seu nome”.
Minha solidariedade a família de Dona Bernadete e a comunidade do Quilombo Pitanga dos Palmares. Foi assassinada 6 anos depois que ver o mesmo acontecer com seu filho. Ela sempre lutou por justiça, e agora a luta continua também em seu nome. MÃE BERNADETE PRESENTE! pic.twitter.com/ciS65WJNzZ
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) August 18, 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ressalta que o Governo Federal acompanha o caso, e que, por meio dos ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e Cidadania, mandou representantes. “Meus sentimentos aos familiares e amigos de Mãe Bernadete”.
Com pesar e preocupação soube do assassinato de Mãe Bernadete, liderança quilombola assassinada a tiros em Salvador. Bernadete Pacífico foi secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na cidade de Simões Filho e cobrava justiça pelo assassinato do seu filho, também um…
— Lula (@LulaOficial) August 18, 2023
Leia também: Após Cid decidir confessar esquema das joias, Bolsonaro diz que estratégia é "kamikaze"
Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas do Brasil, afirma que “seguiremos combatendo toda perseguição religiosa e de comunidades tradicionais. Seu legado seguirá vivo!”.
Recebi com muito pesar a notícia do assassinato da Ialorixá Mãe Bernadete. Ela foi atacada no seu terreiro em Simões Filho, BA. Há 2 anos seu filho também foi assassinado.
— Sonia Guajajara (@GuajajaraSonia) August 18, 2023
Seguiremos combatendo toda perseguição religiosa e de comunidades tradicionais. Seu legado seguirá vivo!
O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) relembra que Bernadete pedia justiça pelo assassinato do filho Flávio Gabriel Pacífico, morto em 2017, e diz que: “É essencial que os dois crimes sejam apurados e esclarecidos o quanto antes”.
Lamento a morte de Bernadete Pacífico, líder quilombola que aos 72 anos foi assassinada na Bahia. Também líder religiosa, da comunidade Pitanga dos Palmares, ela comandava @conaquilombos. Bernadete pedia justiça pelo assassinato do filho Flávio Gabriel Pacífico, morto em 2017. + pic.twitter.com/4VdjXsdnBO
— Eduardo Suplicy (@esuplicy) August 18, 2023
A deputada federal Erika Hilton (PSOL) destaca que acompanha com preocupação a denúncia de que a Yalorixá Dona Bernadete Pacífico foi assassinada. Nas redes sociais, ela ainda expressa solidariedade aos familiares e à comunidade.
Recebo e acompanho com preocupação a denúncia de que a Yalorixá Dona Bernadete Pacífico foi assassinada.
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) August 18, 2023
Dona Bernadete era liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares e Coordenadora Nacional do CONAQ.
O Ministro @silviolual mobilizou imediatamente as equipes do @mdhcbrasil para…
A socióloga e primeira-dama Janja Lula da Silva, ressalta que: “Não podemos mais aceitar que nossa sociedade siga movida pela intolerância e pelo ódio”.
Que as autoridades possam rapidamente esclarecer esse assassinato. Não podemos mais aceitar que nossa sociedade siga movida pela intolerância e pelo ódio.
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) August 18, 2023
Cida Gonçalves, ministra das Mulheres, afirma que a liderança quilombola “foi vítima de diversas violências e nos deixará muitos ensinamentos. Buscaremos explicação”.
O assassinato de Mãe Bernadete, que já buscava justiça pelo assassinato de seu filho, é muito grave e precisa ter toda a nossa indignação. Liderança quilombola e religiosa importante, foi vítima de diversas violências e nos deixará muitos ensinamentos. Buscaremos explicação. https://t.co/Tbvmil8Ztw
— Cida Gonçalves (@CidaMulheres) August 18, 2023
Leia também: Novo presidente do IBGE, Marcio Pochmann toma posse nesta sexta-feira (18)
REDES SOCIAIS