Governador da Califórnia decreta estado de emergência com chegada da tempestade Hilary
Fenômeno passou pelo México causando ventos fortes, inundações e a morte de uma pessoa
21/08/2023 09h19
A tempestade tropical Hilary chegou à Califórnia, Estados Unidos, no último domingo (20), depois de provocar inundações e ventos fortes na costa do Oceano Pacífico do México. Uma pessoa morreu na península da Baja Califórnia ao tentar atravessar uma enchente de carro.
Em nota oficial, o governador Gavin Newsom anunciou estado de emergência para o sul da Califórnia, com mobilização de 7,5 mil oficiais para auxiliar a população em risco. Além disso, parques e praias foram fechados, estradas estão em manutenção preventiva, serviços médicos de emergência estão em alerta e mais de 20 barcos e 350 soldados da Guarda Nacional estão operando na região.
Leia mais: Faustão precisará de um transplante cardíaco, informa hospital
Múcio manda PF enviar informações sobre reuniões de hacker com membros da Defesa
No México, 18 mil soldados foram colocados de prontidão para ajudar nos esforços de resgate. De acordo com autoridades locais, o homem que morreu no estado de Baja California Sur estava em um carro com sua esposa e filhos, mas sua família sobreviveu.
O Centro Nacional de Furacões dos EUA classificou a tempestade Hilary na Categoria 2 na escala Saffir-Simpson (SSHWS), que define ventos com velocidade entre 154 e 177 km/ha, causando danos em telhados, portas e janelas de edifícios, além de arrancar árvores, postes e arbustos do chão.
A agência alerta para "alagamentos catastróficos e com risco de morte". A previsão é de que o fenômeno perderá força conforme avança sentido norte, mas esta já é a primeira tempestade da Califórnia em 84 anos. A última atingiu a praia de Long Beach, no sul do estado, em 1939.
REDES SOCIAIS