CPI das Pirâmides Financeiras ouvirá sócios da 123 Milhas na próxima terça (29)
Comissão quer investigar se a suspensão de viagem configura esquema de pirâmide
25/08/2023 20h16
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga Pirâmides Financeiras vai ouvir, na próxima terça-feira (29), os sócios e administradores da 123 milhas, Ramiro Júlio Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira.
Os parlamentares querem apurar a suspensão da emissão de passagens aéreas compradas pelos consumidores, que foi anunciada pela empresa na última sexta (18).
Leia mais: STF forma maioria para determinar que o Congresso atualize número de deputados por estado
A suspensão afeta viagens com embarques previstos para o período de setembro a dezembro e, segundo a 123 milhas, os valores pagos pelos clientes serão integralmente ressarcidos, com correção monetária, por meio de vouchers.
A convocação dos empresários foi solicitada pelo presidente da CPI, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ). Segundo ele, em 2022, a 123 Milhas se transformou na maior agência online de vendas de passagens aéreas.
"Além disso, da forma como foi apresentado pela empresa, a venda dos pacotes de viagem era feita sem que houvesse nenhum compromisso de arcar com a responsabilidade junto a seus clientes", afirmou Ribeiro.
O foco das investigações da CPI tem sido fraudes por meio do uso de criptomoedas, com falsas promessas de rentabilidade alta ou garantida para atrair vítimas.
Leia também: MP da Itália aprova envio de vídeos com ataque a Moraes ao Brasil
REDES SOCIAIS