Dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador, morre aos 89 anos em Londrina
Em nota, a Arquidiocese de Curitiba informa que a saúde dele se agravou em dezembro, quando sofreu um AVC
26/08/2023 15h36
O cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador, morreu neste sábado (26), aos 89 anos.
A informação foi divulgada pela arquidiocese em publicação nas redes sociais, na qual informa que a morte ocorreu em Londrina, no Paraná, onde ele morava. A causa não foi divulgada.
Filho de Antônio Agnelo e Sylvia Agnelo, nasceu no dia 19 de outubro de 1933, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Ele foi nomeado como arcebispo metropolitano de São Salvador da Bahia em janeiro de 1999 pelo Papa João Paulo II.
Em maio de 2001, foi nomeado membro da Pontifícia Comissão dos Bens Culturais da Igreja e eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dois anos depois.
Em 2011, ele leu a carta apostólica na beatificação de Santa Dulce e foi responsável por escrever a oração da santa. No mesmo ano, teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa Bento XVI, tornando-se Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador. Três anos depois, em 2014, passou a morar em Londrina.
Em nota, a Arquidiocese de Curitiba informa que “a saúde de Dom Geraldo se agravou em dezembro do ano passado, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Encontrava-se em internamento domiciliar e teve uma piora nos últimos dias, vindo a falecer nesta madrugada”.
A Arquidiocese de Londrina esclarece que o funeral do cardeal terá início neste domingo (27) às 8h, com o cortejo saindo da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) em direção à Catedral Metropolitana de Londrina.
Leia também: Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 30 milhões neste sábado (26)
REDES SOCIAIS