Brasil e Argentina fecham acordo para financiamento de exportações
Anúncio foi feito pelos ministros da Economia dos dois países no Palácio do Planalto
28/08/2023 21h33
Sergio Massa, ministro da Economia da Argentina, informou nesta segunda-feira (28) que o país firmou um acordo com o Brasil de US$ 600 milhões para financiar exportações brasileiras para o país. O anúncio aconteceu no Palácio do Planalto junto com o ministro Fernando Haddad (Fazenda).
A Argentina passa por uma crise financeira e escassez de dólares. Dessa maneira, o acordo ajudará o país a comprar produtos brasileiros.
Segundo Massa, o acordo envolve cooperação entre o Banco do Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).
Haddad explicou que quando o exportador brasileiro vendar para a Argentina, ele seja pago pelo Banco do Brasil e terá garantias do CAF.
Leia também: Julgamento de Trump é marcado para março de 2024, período decisivo para eleição nos EUA
"O Banco do Brasil vai garantir as exportações brasileiras, o CAF vai garantir o Banco do Brasil. Como disse o ministro, quando você exporta autopeças para a Argentina, você garante divisas para a Argentina. Foi uma maneira que a CAF encontrou para restabelecer o fluxo comercial sem a Argentina abrir mão de reservas em yuan", disse Haddad.
O CAF autorizou a operação e todos os documentos para selar o acordo serão reunidos em um encontro no próximo dia 14 de setembro.
REDES SOCIAIS