Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado

O deputado federal Ricardo Salles (PL/SP) se tornou réu de uma ação da Justiça Federal que investiga um esquema ilegal de exportação de madeira. Os casos são do período quando era ministro do Meio Ambiente. O ex-presidente do Ibama Eduardo Bim e outros 20 servidores também foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF).

Segundo a denúncia, há evidências de um "grave esquema de facilitação ao contrabando de produtos florestais" e Salles estaria envolvido.

Foram analisadas uma série de evidências e o MPF juntou uma série de apreensões de madeira de origem brasileira apreendidas nos Estados Unidos, que estavam sem a documentação necessária para exportação.

As apurações mostram que diversas empresas do setor madeireiro procuraram apoio de dois servidores do Ibama, incluindo o superintendente do órgão no Pará. O Ministério Público encontrou evidências que esses servidores emitiram certidões e um ofício sem valor jurídico com o objetivo de liberar a madeira apreendida. Porém, a documentação não foi aceita nos Estados Unidos pela "evidente ilegalidade".

Leia também: Brasil e Argentina fecham acordo para financiamento de exportações

Ainda segundo a denúncia, em fevereiro de 2020, Salles teve um encontro com representantes das empresas envolvidas no suposto esquema. Nessa reunião, que aconteceu no Pará, alguns parlamentares também participaram.

“A mais alta cúpula do Ministério do Meio Ambiente e a alta direção do Ibama manipularam pareceres normativos e editaram documentos para, em prejuízo do interesse público primário, beneficiar um conjunto de empresas madeireiras e empresas de exportação que tiveram cargas de madeira apreendidas nos Estados Unidos”, disse o MPF na denúncia.

Salles foi denunciado por facilitar a prática de contrabando ou descaminho, por dificultar ação fiscalizadora do Poder Público em questões ambientais e por promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa.

Leia também: Opinião fala nesta quinta-feira (31) sobre o poder do Centrão no Brasil

Bim terá que responder por corrupção passiva, por dificultar ação fiscalizadora do Poder Público em questões ambientais e por promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa.