Notícias

Apagão nacional foi causado por falha de equipamento em usina, diz diretor do ONS

De acordo com Luiz Carlos Ciocchi, a falha deu origem a uma "série de outros pequenos eventos"


29/08/2023 15h49

O apagão nacional do último dia 15 foi causado pelo atraso no tempo de resposta de um equipamento em uma usina de energia, segundo o diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, nesta terça-feira (29).

De acordo com Ciocchi, a falha deu origem a uma "série de outros pequenos eventos" que, na prática, levaram a uma desconexão do sistema integrado.

"A grande pista que foi discutida com técnicos, engenheiros e professores do setor é que aí está a causa de uma série de outros pequenos eventos que levaram à desconexão", declarou em audiência na Câmara dos Deputados.

Leia também: Lula anuncia que quer criar o Ministério da Pequena e Média Empresa

Em decorrência disso, as 26 unidades federativas que compõem essa rede interligada passaram por instabilidade e queda de energia. A única exceção foi Roraima, que ainda não está no Sistema Interligado Nacional e, por isso, passou ilesa pela pane elétrica.

No mesmo dia do apagão, logo após o ocorrido, a ONS já havia informado que o desligamento que atingiu as regiões Sudeste e Sul do país tinha sido uma "ação controlada", ou seja, proposital, em resposta a uma falha identificada na região Nordeste.

Na prática, o sistema teria sido desligado para evitar que um problema pontual se propagasse e acabasse danificando equipamentos por sobrecarga, por exemplo.

O apagão ainda causou uma desconexão entre as regiões Norte e Nordeste e Sul e Sudeste. Pelo menos 16 mil megawatts (MW) foram afetados.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido