Notícias

Haddad diz que orçamento de 2024 está fechado e será enviado com déficit zero nas contas do governo

Ministro deu os primeiros detalhes do orçamento do governo para o próximo ano e mais detalhes serão anunciados até o final da semana


29/08/2023 16h35

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) anunciou nesta terça-feira (29) que o orçamento de 2024 já está fechado e será encaminhado ao Congresso Nacional ainda nesta semana. Ele destacou a proposta de déficit zero nas contas do governo.

"O orçamento vai equilibrado. Nem teria tempo de mudar o orçamento, está pronto há mais de 15 dias. Então no dia 31 [de agosto] a gente apresenta os parâmetros, os dados, as medidas fiscais. Já fechado com o Planejamento. A área econômica toda. O orçamento está indo equilibrado", declarou o ministro.

De acordo com o chefe da pasta, as receitas primárias da proposta são iguais das despesas primárias. Dessa maneira, haveria resultado zero nas contas. Sem déficit e nem superávit.

O objetivo do governo, segundo Haddad, é buscar um saldo positivo nas contas a partir de 2024, mesmo com o novo arcabouço fiscal.

Leia também: Apagão nacional foi causado por falha de equipamento em usina, diz diretor do ONS

"As receitas são iguais às despesas. Mais explícito que isso eu não consigo ser (...) O orçamento está fechado. Não está fechado ontem. Foi fechado com o presidente [Lula] antes da viagem para a África, fechamos na mesa dele. Não tem nem como mudar em dois dias a peça orçamentária. Nem sei de onde saiu", completou Haddad.

Ao final, ele ressaltou que medidas adicionais do aumento de arrecadação serão propostas no orçamento do próximo ano. Vale lembrar que algumas já foram anunciadas, como a tributação de “offshores” no exterior.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido