Notícias

Governo australiano define data de referendo sobre comitê indígena no parlamento

Cidadãos da Austrália irão às urnas em 14 de outubro para decidir se querem mudar a Constituição para reconhecer povos originários


30/08/2023 10h22

Australianos vão decidir se os povos aborígenes e da ilha do Estreito de Torres serão reconhecidos pela Constituição em 14 de outubro.

O primeiro-ministro Anthony Albanese anunciou a data do referendo histórico na cidade de Adelaide, nesta quarta-feira (30), classificando como uma oportunidade única para unir a nação.

Leia mais: Robô indiano confirma presença de enxofre na Lua

Após segunda reeleição do presidente, militares do Gabão anunciam golpe de Estado

A decisão é de extrema relevância para as lutas indígenas do país. "14 de outubro é a nossa hora, a nossa chance", disse Albanese para o público presente. "É um momento que chama a atenção para o melhor do nosso caráter australiano".

A população australiana terá uma campanha de seis semanas antes de votarem no referendo, onde serão questionados se apoiam a alteração da Constituição para incluir uma "Voz ao Parlamento", um comitê indígena para aconselhar o parlamento federal sobre questões que afetam os aborígenes e o povo da ilha do Estreito de Torres.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido