Notícias

Novas imagens do telescópio James Webb revelam galáxia redemoinho

Com detalhes inéditos, é esperado que os registros do equipamento ajudem os cientistas a elucidar o nascimento de estrelas


31/08/2023 10h17

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou na última terça (29) imagens capturadas pelo telescópio James Webb. As fotos revelam uma galáxia em formato de redemoinho a 27 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Com detalhes inéditos, cientistas da ESA esperam que as observações do telescópio possam ajudar a elucidar como a energia emanada pelas estrelas no ambiente ao redor contribui para a formação de novas estrelas.

Leia mais: São Paulo prorroga campanha de vacinação contra a gripe até 15 de setembro

Receita Federal disponibiliza o quarto lote de restituição do Imposto de Renda

Na nova imagem, as partes vermelhas mais escuras mostram as regiões da galáxia que são quentes e onde moléculas complexas se aglomeram em pequenas partículas de poeira, emitindo luz. Já as partes laranja e amarela são onde o gás foi ionizado por estrelas recém-formadas.

A fotografia na verdade é uma combinação de duas imagens separadas. Uma capturada pela câmera principaldo telescópio, na região de luz infravermelha-próxima (da luz visível), e a outra por seu instrumento de luz infravermelha-média. As duas lentes oferecem diferentes perspectivas sobre o objeto ao decodificar os sinais de luz que não são visíveis ao olho humano.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido