Putin se reúne com Erdogan para tratar de retomada do acordo de exportação de grãos ucranianos
Esse foi um dos poucos encontros do presidente russo com um líder de um país da Organização para o Tratado do Atlântico Norte (Otan)
04/09/2023 15h59
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, se reuniu nesta segunda-feira (4) com Vladimir Putin em Sochi, no sul da Rússia. Este foi um dos poucos encontros de Putin com um líder de um país da Organização para o Tratado do Atlântico Norte (Otan).
A pauta principal do encontro era a retomada do acordo de exportação de grãos ucranianos, praticamente parada desde o início da guerra. Rússia e Ucrânia são dois dos principais produtores e exportadores de trigo, cevada, milho, semente e óleo de girassol no mundo.
Leia também: Três pessoas morrem durante tempestades em Madri
Por conta de um acordo mediado pela Turquia e pela Organização das Nações Unidas (ONU), o preço dos alimentos não disparou, mesmo com a falta de abastecimento dos grãos. Porém, em julho, a Rússia abandonou o acordo.
No encontro, Putin disse que seu país "foi forçado a sair do acordo" para a exportação de grãos. De acordo com o líder russo, não há crise na distribuição de alimentos no mundo, apesar da Organização Mundial do Comércio (OMC) e diversos países entenderem o contrário.
Putin explicou que voltará ao acordo "uma vez que outras negociações sejam feitas". No entanto, não disse a qual acordo se referia. Também nesta segunda, ele alegou que nunca se opôs a conversas com a Ucrânia para o fim da guerra.
Erdogan é um dos poucos líderes da Otan que mantém boas relações com Putin. A Rússia alega que seus cereais e fertilizantes estão bloqueados pelas sanções ocidentais.
Leia também: Emplacamento de veículos cai após fim do programa do Governo Federal
REDES SOCIAIS