O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, se reuniu nesta segunda-feira (4) com Vladimir Putin em Sochi, no sul da Rússia. Este foi um dos poucos encontros de Putin com um líder de um país da Organização para o Tratado do Atlântico Norte (Otan).
A pauta principal do encontro era a retomada do acordo de exportação de grãos ucranianos, praticamente parada desde o início da guerra. Rússia e Ucrânia são dois dos principais produtores e exportadores de trigo, cevada, milho, semente e óleo de girassol no mundo.
Leia também: Três pessoas morrem durante tempestades em Madri
Por conta de um acordo mediado pela Turquia e pela Organização das Nações Unidas (ONU), o preço dos alimentos não disparou, mesmo com a falta de abastecimento dos grãos. Porém, em julho, a Rússia abandonou o acordo.
No encontro, Putin disse que seu país "foi forçado a sair do acordo" para a exportação de grãos. De acordo com o líder russo, não há crise na distribuição de alimentos no mundo, apesar da Organização Mundial do Comércio (OMC) e diversos países entenderem o contrário.
Putin explicou que voltará ao acordo "uma vez que outras negociações sejam feitas". No entanto, não disse a qual acordo se referia. Também nesta segunda, ele alegou que nunca se opôs a conversas com a Ucrânia para o fim da guerra.
Erdogan é um dos poucos líderes da Otan que mantém boas relações com Putin. A Rússia alega que seus cereais e fertilizantes estão bloqueados pelas sanções ocidentais.
Leia também: Emplacamento de veículos cai após fim do programa do Governo Federal
REDES SOCIAIS