Pix bate recorde ao registrar mais de 150 milhões de transações em um único dia
O recorde foi alcançado na última quarta-feira (6), véspera do feriado de 7 de setembro
08/09/2023 21h31
O Pix, modo de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC), tem sido cada vez mais utilizado pelos brasileiros. Na última quarta-feira (6), véspera do feriado de 7 de setembro, o modelo de transferência atingiu 152,7 milhões de transações em único dia, recorde que ultrapassou a marca anterior de 142,4 milhões de transferências registradas na data de 4 de agosto.
Por meio das redes sociais, o Banco Central fez uma publicação destacando que “os números reforçam a forte adesão de pessoas e empresas ao Pix”.
Na quarta-feira (6), as transações somaram a quantia de R$ 76,1 bilhões. Desse modo, o valor médio de cada transferência em tempo real foi de R$ 498,42.
Leia também: Gilberto Gil será homenageado na Festa Literária Internacional de Maricá
Com funcionamento 24 horas, o Pix pode ser utilizado tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas. Na data em que o recorde foi alcançado, cerca de 55,86% das transferências foram feitas entre pessoas físicas. De todo modo, o BC ressalta que as transações de pessoas físicas (PF) para pessoas jurídicas (PJ) também vem aumentando significativamente.
Lançado em novembro de 2020, o Pix foi criado com a proposta de ser uma ferramenta "prática, rápido e segura" para transferências entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia, por meio de um aparelho celular.
Atualmente, o país tem cerca de 650 milhões de chaves Pix cadastradas.
REDES SOCIAIS