RS tem manhã com voos cancelados por conta de chuva e ventos fortes
Estado ainda enfrenta as consequências da passagem de um ciclone extratropical, que causou 47 mortes e deixou mais de 25 mil pessoas desabrigadas
12/09/2023 14h43
Cidades do Rio Grande do Sul registram chuvas e ventos fortes desde a noite da última segunda-feira (11). Em Porto Alegre, rajadas de quase 70 km/h derrubaram postes e árvores. No aeroporto internacional Salgado Filho, pelo menos 16 voos foram cancelados por conta do clima.
O estado ainda enfrenta as consequências da passagem de um ciclone extratropical, que causou 47 mortes e deixou mais de 25 mil pessoas desabrigadas. Para esta quarta-feira (13), há previsão de formação de um novo ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul.
Um comitê de crise para lidar com a previsão de chuva em grande volume foi criado em Pelotas, na região sul do estado. O grupo deve monitorar a situação nos 27 municípios que compõem a região.
Leia também: TV Cultura exibe documentário sobre os 50 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba
De acordo com a CEEE Equatorial, principal concessionária de energia elétrica do estado, cerca de 65 mil clientes estão sem luz. Na região metropolitana, há 23,5 mil pessoas sem energia.
A Climatempo Meteorologia alerta para o perigo de temporais e chuva volumosa nas regiões norte, central, sul e serra do RS, principalmente no período da tarde. Deve haver ventos de até 70 km/h nestes locais.
Estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que o prejuízo financeiro foi de R$ 1,3 bilhão. De acordo com o relatório, oito mil casas foram danificadas ou destruídas. O prejuízo calculado no setor habitacional é de R$ 175 milhões.
Leia também: Brasileiro foragido nos EUA trocou tiros com moradores, diz polícia
REDES SOCIAIS