A TV Cultura apresenta nesta quinta-feira (14) o documentário “Piracicaba - Meio Século de Humor”, às 23h.
Com uma hora de duração, o filme produzido pelo departamento de Jornalismo da emissora conta a história do salão de artes gráficas mais importante da América Latina com reportagens de Rodrigo Piscitelli.
A produção resgata imagens e depoimentos históricos para contar os 50 anos do Salão Internacional e os principais personagens. Ao longo de meio século, artistas gráficos do mundo inteiro retrataram, com muito bom humor, os momentos mais importantes da história, principalmente a política nacional e internacional.
A reportagem conta também um pouco da história de Piracicaba e seu dicionário "caipiracicabano", do Rio Piracicaba e do Engenho Central da cidade, que já foi um dos mais importantes do país, onde acontece a exposição com 318 trabalhos, produzidos por 175 artistas de 30 países. A edição de meio século fez uma homenagem póstuma a Paulo Caruso, chargista do programa Roda Viva, que morreu no início deste ano.
Leia também: Morrissey é diagnosticado com dengue e shows que faria no Brasil são adiados
A organização definiu cinco categorias de obras, além de uma geral, chamada ‘Temático’, sobre os "50 Anos: Crise da Meia Idade". Os outros temas são: ‘Cartum’ (humor gráfico com temas universais e atemporais), ‘Charge’ (humor gráfico com temas jornalísticos da atualidade), ‘Caricatura’ (humor gráfico que expressa os traços físicos e/ou de caráter de personalidade conhecida), ‘Tiras/HQ’ (arte gráfica em sequência) e ‘Saúde’ (para trabalhos que abordem o tema).
O 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba acontece até o dia 29 de outubro no Engenho Central, no bairro Vila Rezende. No início de agosto, o Salão Internacional se tornou Patrimônio Histórico e Cultural da cidade.
Com referências à busca do homem pelo equilíbrio entre correr atrás do dinheiro e do tempo, o cartum do mineiro Quinho foi o vencedor do Grande Prêmio – Troféu Zélio de Ouro do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A obra também venceu o Prêmio Temático – Meia Idade.
O anúncio aconteceu na noite de abertura no Teatro Municipal Erotides de Campos. O documentário mostra, ainda, como foi a festa de abertura e a premiação.
Leia também: MTV VMAs: premiação acontece nesta terça-feira (12); confira os principais indicados
Ficha técnica
Reportagem/roteiro: Rodrigo Piscitelli;
Imagens: José Antônio de Moraes;
Assistente: Vinicius Silva Barros Trindade;
Chefia de reportagem: Marici Capitelli;
Pauta: Carlos Franco;
Edição de texto: Jorge Valente;
Produção: Ricardo Ferreira;
Pós- produção: Leandro Silva;
Direção de núcleo: Simão Scholz;
Chefia de reportagem: José Pola Galé;
Direção de Jornalismo: Marília Assef.
REDES SOCIAIS