Casos de Covid-19 aumentam em estados do Sudeste e Centro-Oeste, aponta InfoGripe
O aumento foi identificado principalmente na população adulta
14/09/2023 17h12
Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à Covid-19 aumentaram em estados do Sudeste e do Centro-Oeste, segundo o novo boletim do InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (14). Segundo a publicação, o aumento foi identificado principalmente na população adulta, sendo o Rio de Janeiro o estado onde este indício foi mais evidente. Espírito Santo, Goiás e São Paulo também registraram aumento de casos.
O estudo se baseia em dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 11 de setembro.
Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, apontou que, embora o ritmo de crescimento não seja alarmante, é necessário atenção. Por isso, reforçou a importância da testagem e da vacinação contra a Covid-19 para controlar o número de casos.
"É fundamental a vacina no braço dentro da recomendação atual das doses de reforço. Caso não esteja em dia, busque o posto de saúde mais próximo. Assim, esse ciclo de crescimento de Covid-19 que estamos começando a observar será de menor impacto. O risco fica bem menor com a vacina, principalmente, para evitar o desenvolvimento de casos graves", destacou o pesquisador em vídeo publicado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Além disso, Gomes ressaltou que, ao apresentar quadros de sintomas gripais, a recomendação é procurar um posto de saúde ou médico para realizar a testagem, ficar de repouso e fazer o isolamento. Para quem tiver de sair de casa, ele orienta que o uso da máscara de proteção é imprescindível.
“Essas medidas são importantes não só para a recuperação, mas também para diminuir a circulação de vírus respiratórios na nossa população, seja por causa da Covid-19 ou qualquer outro vírus respiratório", enfatizou.
Veja o vídeo publicado pela Fiocruz com a orientação completa do pesquisador:
Leia também: No Roda, Patrícia Villela Marino debate Lei de Drogas e uso da cannabis medicinal
Em nível nacional, o Boletim aponta queda nos novos casos de SRAG nas tendências de longo prazo (últimas seis semanas) e de curto prazo (últimas três semanas).
Por outro lado, a atualização mostra que sete estados apresentam sinal de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Roraima e Sergipe.
Foto: Reprodução/Boletim InfoGripe
Leia também: Carnaval 2024: Alerj aprova obrigatoriedade de sirenes em carros alegóricos
REDES SOCIAIS