Um ano após a eleição presidencial, a polarização entre os apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece no eleitorado brasileiro.
Pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta sexta-feira (15) indica que 29% dos entrevistados se classificam como petista convicto, enquanto outros 25% se identificam como bolsonarista raiz.
Por outro lado, 21% responderam serem neutros, 5% rejeitam qualquer posicionamento político e 1% não quis opinar sobre o assunto.
Leia também: Datafolha: Governo Lula tem aprovação de 38%, enquanto reprovação sobe para 31%
Além dos dois polos políticos, os entrevistados se posicionaram em zonas mais neutras: 11% dos eleitores se dizem mais próximos do PT, enquanto 7%, mais próximos do bolsonarismo.
Houve queda de 3% entre os petistas convictos desde a primeira pesquisa com este enfoque, realizada em 20 de dezembro. Já aqueles que se identificam como bolsonarista raiz se mantiveram em 25% após oscilação no mês de março, quando atingiu 22%.
A pesquisa ouviu 2.016 brasileiros em 139 cidades do país nos dias 12 e 13 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia também: "Pare de pensar em si mesmo": Pondé dá dicas de como silenciar a mente
REDES SOCIAIS