O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá se reunir com o líder ucraniano Volodimir Zelensky na próxima quarta-feira (20) em Nova Iorque nos Estados Unidos. Os dois participarão da Assembleia-Geral da ONU, mas o encontro acontecerá no hotel onde o brasileiro está hospedado.
Irão participar do encontro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o assessor especial Celso Amorim e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT/BA).
Os dois tentaram se encontrar no último mês de maio, durante a cúpula do G7 em Hiroshima. Enquanto os brasileiros alegaram que Zelensky não apareceu, os ucranianos afirmaram que houve problemas para a agenda não ser respeitada.
Lula também irá se encontrar com o presidente americano Joe Biden na quarta-feira (20). O plano é que Brasil e Estados Unidos lancem um manifesto em prol do trabalho decente no século XXI.
Leia também: Governo aumenta expectativa de crescimento da economia de 2,5% para 3,2% em 2023
Nesta segunda (18), Lula se encontrou com o presidente da Suíça, Alain Berset. Segundo o Planalto, os dois discutiram o avanço de um acordo comercial com o Mercosul. Em seguida, o presidente brasileiro recebeu o ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown.
Não há mais compromissos oficiais hoje. Lula irá se preparar para o discurso que fará na próxima terça (19) na abertura do debate de alto nível do ONU.
REDES SOCIAIS