O secretário-geral da ONU, António Guterres, reunirá chefes de estado e líderes empresariais com maior poder de ação frente às mudanças climáticas nesta quarta-feira (20), visando levantar o debate antes da COP28.
A cúpula contará com discursos de líderes de países que estão comprometidos em adotar medidas para acelerar a diminuição dos impactos climáticos, como Canadá, União Europeia, Paquistão, África do Sul, Tuvalu e Brasil, representado pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad.
Leia mais: Lula se encontra com Zelensky nesta quarta (20): "cada um com seus problemas"
Rosa Weber marca para sexta (22) julgamento sobre aborto até a 12ª semana de gestação
Os maiores emissores de poluentes do mundo não terão representantes nesta reunião, como China, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos, estes que sediarão a COP28 em dezembro.
Um dos objetivos da cúpula é estimular a ação de países e empresas cujos planos climáticos não estão ainda alinhados com a meta climática global.
Os estados não membros e as instituições financeiras internacionais que terão vagas para falar incluem o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, a cidade de Londres e o estado da Califórnia.
REDES SOCIAIS