UOL - O melhor conteúdo

Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Marcos Corrêa/PR
Foto: Marcos Corrêa/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou uma mensagem nesta terça-feira (15) em que agradece aos amigos por respeitarem o "momento delicado" de sua recuperação, após ter sido submetido a uma cirurgia que durou 12 horas.

Atualmente, além da equipe médica, apenas familiares têm autorização para visitá-lo no quarto da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília.

“Isso é essencial para evitar conversas e estímulos que possam causar dilatação e até mesmo descolamento da parede abdominal — riscos que precisam ser evitados com máxima cautela frente ao enfrentado na sala de cirurgia", ressalta.

Leia também: PIS-Pasep 2025: abono salarial é pago aos trabalhadores nascidos em março e abril

No texto, ele ainda destaca: “Agradeço também ao povo brasileiro pela fé e pelas orações que tenho recebido, à minha esposa, filhos, família, aos amigos e aos profissionais de saúde que, com carinho e dedicação, têm me amparado nesse caminho”.

O político foi submetido a um procedimento no domingo (13) para tratar uma suboclusão intestinal — uma obstrução parcial do intestino causada por aderências formadas após múltiplos procedimentos anteriores, em decorrência da facada de 2018.

A operação, que ocorreu sem intercorrências ou necessidade de uma transfusão de sangue, envolveu uma extensa lise de aderências (cirurgia para remover faixas de tecido que ficaram coladas por cicatrizes internas) e a reconstrução da parede abdominal.

Segundo o cardiologista da equipe Leandro Echenique, o ex-presidente vai receber alta da UTI no momento oportuno.

"Essas próximas 48 horas são cruciais. Ele está recebendo antibióticos e fisioterapia para restabelecer aos poucos a parte de atividade da musculatura. A conduta de alta da UTI para o apartamento depende de uma série de fatores [...] Agora é falar pouco e fazer fisioterapia para receber alta da UTI no momento oportuno”, esclarece.

De acordo com o boletim médico divulgado na manhã desta terça-feira (15), Bolsonaro apresenta estabilidade clínica, sem dor, sangramentos ou outras intercorrências.

Leia também: IPVA 2025: 4ª parcela de carros com placa de final 3 vence nesta terça-feira (15) em SP