O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou uma mensagem nesta terça-feira (15) em que agradece aos amigos por respeitarem o "momento delicado" de sua recuperação, após ter sido submetido a uma cirurgia que durou 12 horas.
Atualmente, além da equipe médica, apenas familiares têm autorização para visitá-lo no quarto da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília.
“Isso é essencial para evitar conversas e estímulos que possam causar dilatação e até mesmo descolamento da parede abdominal — riscos que precisam ser evitados com máxima cautela frente ao enfrentado na sala de cirurgia", ressalta.
Leia também: PIS-Pasep 2025: abono salarial é pago aos trabalhadores nascidos em março e abril
No texto, ele ainda destaca: “Agradeço também ao povo brasileiro pela fé e pelas orações que tenho recebido, à minha esposa, filhos, família, aos amigos e aos profissionais de saúde que, com carinho e dedicação, têm me amparado nesse caminho”.
- Os médicos explicaram que as primeiras 48 horas após a cirurgia são fundamentais para avaliar nossa recuperação. Esse é o período em que os órgãos que foram manipulados durante o procedimento de mais de 12 horas começam a desinflamar, permitindo observar os primeiros sinais de… pic.twitter.com/w3ZiNg0vMN
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 15, 2025
O político foi submetido a um procedimento no domingo (13) para tratar uma suboclusão intestinal — uma obstrução parcial do intestino causada por aderências formadas após múltiplos procedimentos anteriores, em decorrência da facada de 2018.
A operação, que ocorreu sem intercorrências ou necessidade de uma transfusão de sangue, envolveu uma extensa lise de aderências (cirurgia para remover faixas de tecido que ficaram coladas por cicatrizes internas) e a reconstrução da parede abdominal.
Segundo o cardiologista da equipe Leandro Echenique, o ex-presidente vai receber alta da UTI no momento oportuno.
"Essas próximas 48 horas são cruciais. Ele está recebendo antibióticos e fisioterapia para restabelecer aos poucos a parte de atividade da musculatura. A conduta de alta da UTI para o apartamento depende de uma série de fatores [...] Agora é falar pouco e fazer fisioterapia para receber alta da UTI no momento oportuno”, esclarece.
De acordo com o boletim médico divulgado na manhã desta terça-feira (15), Bolsonaro apresenta estabilidade clínica, sem dor, sangramentos ou outras intercorrências.
Leia também: IPVA 2025: 4ª parcela de carros com placa de final 3 vence nesta terça-feira (15) em SP
REDES SOCIAIS