Neste 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Adolescente. A fase da vida, que é marcada por descobertas e transformações, vem passando por mudanças nos últimos anos. De acordo com o hebiatra Benito Lourenço, o desafio de lidar com saúde mental devido ao mundo digital é cada vez maior.
“A questão dos sofrimentos psíquicos estão cada vez mais presentes nessa turminha. A forma como eles se colocam diante de um mundo novo, do mundo digital, questão de desafios perigosos, jogos eletrônicos e as clássicas questões relativas a sexualidade. Esse é o momento do desenvolvimento dessa energia aparecer”, afirma o médico.
Diante desse cenário, Lourenço ressalta a importância de uma rede de apoio, que pode ser composta por familiares e funcionários da escola. O fundamental, segundo ele, é ter a companhia de pessoas conheçam as transformações da adolescência.
Leia também: Admirados Jornalistas Negros da Imprensa: Adriana Couto, Cris Guterres e Joyce Ribeiro concorrem ao prêmio
“A adolescência é a fase da vida onde, estranhamente, um indivíduo tem muitos eventos normais, esperados e habituais. Mas o paradoxo é que as pessoas pensam que são eventos problemáticos. A contestação do adolescente, por exemplo, quando se coloca os pais na parede, enfrentando, questionando coisas novas, a gente interpreta como rebeldia. Na verdade, são questões habituais necessárias para crescer”, completa.
Assista a entrevista completa:
Leia também: Prefeitura do Rio anuncia o maior corredor de arte urbana da América Latina
REDES SOCIAIS