Notícias

Terra teve o agosto mais quente da história neste ano, diz agência americana

Temperatura média global foi 1,25°C acima da média do século 20


22/09/2023 15h39

O mês de agosto deste ano foi o mais quente da história, de acordo com a Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA).

Segundo cientistas dos Centros Nacionais de Informação Ambiental da NOAA, a temperatura média global foi 1,25°C acima da média do século 20 – o valor foi 0,29°C acima do que foi registrado em 2016.

África, Ásia, América do Norte e América do Sul são os continentes que registraram as maiores temperaturas de todos os tempos. Já a Europa e a Oceania registraram o segundo agosto mais quente.

Sarah Kapnick, cientista-chefe da NOAA, alerta que esses recordes estão relacionados com as emissões de gases de efeito estufa.

Leia também: STF forma maioria para manter os direitos políticos de Dilma Rousseff

Pelo quinto mês consecutivo, a temperatura global da superfície do mar atingiu um recorde máximo. A Antártica também teve o quarto mês consecutivo com a menor extensão ou cobertura de gelo marinho já registrada.

De acordo com o Observatório Europeu Copernicus, as temperaturas médias mundiais durante os três meses do verão no Hemisfério Norte (junho, julho e agosto) foram as mais elevadas já registradas, com temperatura média mundial de 16,77°C.

O resultado ficou 0,66°C acima da média no período 1991-2020, que também registrou um aumento das temperaturas médias do planeta devido à mudança climática provocada pela atividade humana.

Leia também: Inelegível por oito anos: ministro do TSE vota contra recurso da defesa de Bolsonaro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo anuncia bloqueio de R$ 600 milhões no orçamento

São Paulo registra aumento de 102% nos atendimentos médicos por efeitos do calor

Maxmilhas, do grupo 123 Milhas, pede recuperação judicial e aponta dívida de R$ 226 milhões

STF forma maioria para manter os direitos políticos de Dilma Rousseff

Polícia Civil de SP investiga morte de Walewska após queda do 17º andar