O Roda Viva recebe Marcos Pereira nesta segunda-feira (25). O deputado federal também é presidente nacional do Republicanos.
A jornalista Anna Virginia Balloussier relembra a criação do Republicanos e cita os membros da Igreja Universal dentro do partido. Dessa maneira, ela pergunta por que as duas partes rechaçam qualquer tipo de ligação. O político não nega a presença de pastores em cargos de expressão dentro da sigla, mas cita membros de outras religiões para afirmar que há pluralidade.
“O partido, hoje, tem quatro senadores e nenhum deles é da Igreja Universal. Temos dois governadores e os dois são católicos. O partido tem 41 deputados federais, onze são ligados a Universal. Dos 211 prefeitos eleitos, nenhum era da Universal. Hoje é maior, porque o número de prefeitos muda muito e temos um, pois era vice e acabou assumindo”, explica.
Na visão dele, não existe essa rechaça das duas partes, pois garante que a Universal não tem qualquer influência nas decisões do partido. “A Igreja não interfere no partido e o partido não serve a igreja”, completa.
Leia também: Presidente do parlamento canadense se desculpa por aplausos a ex-soldado nazista ucraniano
Pereira admite que houve colheita de assinaturas nas portas das igrejas, mas não vê nada de ilegal nesse tipo de atividade.
Assista ao programa completo:
Vera Magalhães não poderá apresentar a edição desta semana. A decisão foi divulgada pela jornalista em publicação nas redes sociais na manhã desta segunda após a morte de uma amiga. “Hoje perdi uma irmã de vida. Que ela descanse, pois foi a maior guerreira na luta pela vida que eu conheci”, explica.
Participam da bancada de entrevistadores Guilherme Caetano, repórter do jornal O Globo, Igor Gadelha, colunista do Portal Metrópoles, Anna Virginia Balloussier, repórter especial da Folha de S. Paulo, Ricardo Corrêa, coordenador de Política em São Paulo no Estadão, e Clarissa Oliveira, analista de Política da CNN Brasil.
Leia também: "Merece repulsa": Sergio Fausto critica elogios de Toffoli ao trabalho de Augusto Aras na PGR
Luciano Veronezi ocupa, de forma permanente, a cadeira eternizada por Paulo Caruso, que esteve no programa por mais de 30 anos e faleceu em março deste ano.
Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar às 22h, na TV Cultura, app Cultura Play, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS