Notícias

Brasil prorroga concessão de visto temporário e autorização de residência para afegãos

Decisão se dá devido à instabilidade institucional e violações de direitos humanos no Afeganistão


26/09/2023 10h10

O Governo Federal publicou uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (26) na qual prorroga a concessão de visto temporário ou autorização de residência para acolhida humanitária de afegãos.

Segundo a portaria, que vale até o fim de 2024, a medida se dá devido à instabilidade institucional e violações de direitos humanos registradas no Afeganistão desde que o Talibã retomou o poder no país, em agosto de 2021.

No caso dos afegãos que desejam vir ao país e ainda não deixaram o país de origem, o governo restringiu para dois a possibilidade do pedido de um visto temporário em outros países: agora, ele deve ser solicitado nas Embaixadas do Brasil em Teerã, no Irã, e em Islamabade, no Paquistão.

Leia também: Republicanos apoiou Bolsonaro e está no governo Lula? Roda Viva entrevistou o presidente nacional do partido

Em setembro de 2021, o Itamaraty autorizou a concessão dos vistos em cinco embaixadas: Teerã, Moscou (Rússia), Ancara (Turquia), Doha (Catar) e Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).

O documento terá prazo de validade de 180 dias. A emissão dos vistos estará condicionada à capacidade da oferta de abrigo. Mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e seus grupos familiares terão atendimento especial. Os interessados terão de entregar documentos pessoais e atestado de antecedentes criminais.

Para aqueles que já estão em solo brasileiro, será ofertada uma autorização de residência, com prazo de dois anos. A solicitação poderá ser feita em uma unidade da Polícia Federal (PF). Quem fizer esse pedido terá que desistir ou renunciar ao reconhecimento da condição de refugiado.

Leia também: CPMI dos Atos Golpistas colhe o depoimento do general Augusto Heleno nesta terça-feira (26)

Para isso, também será necessário apresentar documentos pessoais e apresentar meios de subsistência. Pessoas com registros criminais terão a autorização negada. Os estrangeiros que forem aprovados terão o direito de trabalhar.

Centenas deles ingressaram no Brasil nos últimos meses. Até junho deste ano, o governo havia concedido 11,5 mil vistos de acolhida humanitária.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Augusto Aras deixa a Procuradoria-Geral da República nesta terça-feira (26)

CPMI dos Atos Golpistas colhe o depoimento do general Augusto Heleno nesta terça-feira (26)

Prefeitura de São Paulo suspende rodízio municipal de veículos na manhã desta terça (26)

Alexandre de Moraes vota a favor da condenação de outros cinco réus pelo 8 de janeiro

Dia do Surdo: colaboradores da TV Cultura têm acesso a curso gratuito de Libras