UFSJ presenteia Papa Francisco com obra sacra produzida por escultor mineiro
Denominada de “Madonna in Blues & Gold”, peça é revestida com esmaltes vidrados e folhas de ouro 23,5 quilates
26/09/2023 10h45
A Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), que fica localizada em Minas Gerais, presenteou o Papa Francisco com uma obra sacra produzida pelo artista plástico e ex-professor da UFSJ Rogério Godoy.
O gesto foi promovido há alguns dias quando o reitor Marcelo Andrade esteve na Itália para o Encontro Internacional de Universidades Sul-Americanas e Caribenhas Organizando la Esperanza.
Durante o encontro, ele ainda entregou um ofício de “Filiação da Universidade Federal de São João del-Rei à construção de um mundo igualitário, justo e pacífico”, como símbolo do entendimento do papel que a instituição tem na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
A escultura de 25 cm de altura, denominada de “Madonna in Blues & Gold”, é feita em cerâmica modelada à mão e posteriormente “queimada” em forno de alta temperatura. A peça é revestida com esmaltes vidrados azuis e aplicações de folha de ouro 23,5 quilates.
Leia também: Novo ciclone extratropical pode intensificar a instabilidade do tempo no RS
A base é feita de madeira (canela sassafrás), confeccionada a partir do aproveitamento do trabalho de um marceneiro da região. A folha de ouro é um material usado em diversas técnicas artísticas e em restaurações, tendo custo menor que o metal propriamente dito.
O título da peça, segundo o ceramista, carrega simbolismos. “A expressão ‘in blues’ tem vários significados. Literalmente, quer dizer em azuis e a minha madona está vestida em azuis, que o forno cerâmico matizou de uma forma bem bonita. Mas também significa melancolia, e creio que minha madona quer proteger o filho, mas também está triste por todas as crianças que padecem de fome, doenças e por aquelas que são vítimas das guerras”, explica.
Rogério ainda esclarece que o ouro não faz parte apenas da decoração, já que desde as mais antigas imagens cristãs (ícones bizantinos), o metal simboliza a iluminação, a luz divina da sabedoria e da compaixão.
A escultura seria, originalmente, um presente da professora Zandra Coelho, do curso de Artes Aplicadas, para sua mãe, Diana. Mas, quando o reitor a consultou sobre um presente para o Papa que representasse de forma significativa a universidade, o curso e a cidade, ela resolveu ceder a obra, em acordo com o artista, que renunciou à venda e doou a peça para a UFSJ. “Tanto o Rogério como eu somos muito fãs do Papa Francisco. Achei muito digno destinar o presente a ele”, esclarece Zandra.
Leia também: Brasil prorroga concessão de visto temporário e autorização de residência para afegãos
REDES SOCIAIS