Comando Central dos EUA afirma ter capturado agente do Estado Islâmico
Operação faz parte da ação do país na Síria contra o grupo terrorista
26/09/2023 12h56
O Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) anunciou nesta segunda-feira (25) que militares capturaram um agente do Estado Islâmico (ISIS), em um ataque de helicóptero no norte da Síria neste sábado (23).
Em comunicado, o CENTCOM relata que o homem capturado se chama Abu Halil al-Fad’ani e que ele tem conexões com células da organização terrorista na região.
Leia mais: GRU Airport recebe campanha de doação de sangue nos dias 27 e 28 de setembro
Lula tem até 6 de dezembro para concluir acordo entre Mercosul e UE, diz Peña
"As forças do Comando Central dos EUA conduziram com sucesso um ataque de helicóptero no norte da Síria, em 23 de setembro de 2023. Abu Halil al-Fad’ani, um oficial operacional e de facilitação do ISIS na Síria, foi capturado durante a invasão", diz a nota. O órgão alega também que nenhum civil foi morto ou ferido na operação.
“A captura de oficiais do ISIS como al-Fad’ani aumenta nossa capacidade de localizar, atingir e remover terroristas do campo de batalha”, disse o porta-voz do CENTCOM, tenente-coronel Troy Garlock, na declaração. “Continuamos comprometidos com a derrota duradoura do ISIS".
Em agosto, forças do Comando Central conduziram oito operações na Síria, nas quais sete agentes do ISIS foram detidos e um oitavo foi morto, de acordo com a instituição. No mesmo mês, 18 pessoas apontadas como membros do grupo terrorista foram presas e seis foram mortas durante operações no Iraque.
REDES SOCIAIS