Notícias

Senado aprova marco temporal; texto vai à sanção presidencial

Medida foi aprovada por 43 votos a 21


27/09/2023 20h10

O Senado aprovou nesta quarta-feira (27) o projeto de lei que prevê o marco temporal das terras indígenas. Por 43 votos a 21, a aprovação aconteceu em menos de cinco horas depois da discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Mais cedo, a Comissão aprovou a medida pelo placar de 16 votos a 10. Os senadores ainda discutem destaques, ou seja, sugestões que podem ajustar o texto.

Leia mais: Dólar fecha o dia em R$ 5,04, maior cotação desde maio

O texto, que já tinha passado pela Câmara dos Deputados, vai agora para sanção ou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A lei aprovada no Congresso não prevê apenas o marco temporal. A medida também pode anular demarcações de terras indígenas já consolidadas, e, além disso, proíbe a ampliação das já demarcadas e prevê indenização a produtores rurais desapropriados.

A decisão vai no sentido contrário ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que tratou a tese como inconstitucional. Hoje, a Corte tratou sobre o tema e decidiu que a União deverá indenizar ocupantes de boa-fé que perderem a terra devido a uma demarcação.

A tese do marco temporal determina que as terras indígenas devem se restringir à área ocupada pelos povos na promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. Com isso, indígenas que não estavam em suas terras até a data não teriam direito de reivindicá-las.

No último dia 21, o Supremo derrubou o marco temporal para demarcação de terras indígenas, que considerou a medida inconstitucional. O placar ficou 9x2 para o fim da tese.

A formação de uma maioria sobre a decisão foi vista como vitória para os indígenas, que são contra a tese do marco temporal. O caso começou a ser deliberado em agosto de 2021.

Leia também: Cidade de SP registra chuvas na tarde desta quarta (27), que marca início da queda de temperatura

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senado aprova marco temporal; texto vai à snação presidencial

Conheça 10 palavras em português que não têm tradução

Ex do atual namorado de Richthofen quer a guarda das filhas: "Minha vida tem sido um inferno"

CCJ do Senado aprova marco temporal para terras indígenas

Cidade de SP registra chuvas na tarde desta quarta (27), que marca início da queda de temperatura