Janja viaja ao Rio Grande do Sul com comitiva de ministros nesta quinta-feira (28)
Grupo irá prestar apoio à população afetada pelo segundo ciclone extratropical que passou pelo estado neste mês
28/09/2023 09h45
Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, anunciou nessa quarta-feira (27) que a primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, acompanhará uma comitiva de ministros em viagem ao Rio Grande do Sul.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participa da viagem devido a uma cirurgia pela qual passará na sexta-feira (29). A intervenção será feita para eliminar dores no quadril.
Leia mais: Frutas perdem nutrientes ao serem congeladas? Médica explica cuidados
Sakamoto define projeto do Marco Temporal aprovado pelo Senado como “pacotão do fim do mundo”
A comitiva irá prestar apoio à população afetada pelo segundo ciclone extratropical que passou pelo estado. Com isso, setembro se tornou o mês mais chuvoso da capital gaúcha desde 1916, quando começaram as medições regulares.
O grupo participará de uma série de reuniões em Lajeado, no Vale do Taquari - região mais afetada pelo ciclone da primeira semana deste mês. Além de Janja e de Pimenta, também irão o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional Waldez Góes; o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar Paulo Teixeira e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil Wellington Dias. Secretários nacionais, equipes técnicas e diretores dos citados ministérios e órgãos federais também participam.
Mais de 100 cidades foram atingidas pelo desastre natural, o que causou 50 mortes. Nesta semana, chuvas intensas e a formação de mais um ciclone extratropical causou alagamentos e desalojou pessoas na região metropolitana de Porto Alegre e no interior do estado.
“A situação que estamos vivendo no Rio Grande do Sul é absolutamente surpreendente do ponto de vista da gravidade do evento climático”, diz Pimenta em vídeo publicado nas redes sociais.
“O governo do presidente Lula tem uma determinação: apoiar, de todas as formas, as famílias, as prefeituras, o governo do estado para que a gente possa minimizar os efeitos dessa situação”, completa.
REDES SOCIAIS