O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, se reuniram nesta quarta-feira (27). O encontro contou com a presença do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Após o encontro de cerca de 1h30, Haddad disse que Lula recebeu Campos Neto "muito bem" e que a conversa foi “produtiva”.
Leia mais: Senado aprova marco temporal; texto vai à sanção presidencial
“Foi muito boa, produtiva, cordial. Lula o recebeu muito bem. A conversa transcorreu muito bem. Foi um encontro institucional, de construção de relação. De pactuação em torno de conversas periódicas, foi excelente. Não conversamos sobre tópicos específicos. O presidente deixou claro o respeito que tem pela instituição. Reciprocidade foi muito boa da parte do Roberto. Conversa foi de alto nível. Esse encontro ia acontecer, e eu ajudo no que eu posso”, afirmou Haddad.
O presidente Lula criticou em diversas oportunidades a postura do Banco Central em relação à taxa de juros.
Leia também: Ministro de Minas e Energia descarta retorno do horário de verão em 2023
Lula assumiu a Presidência com a taxa em 13,75%, patamar que o Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do BC presidido por Campos Neto e que define o valor da taxa, mantinha desde agosto de 2022.
A taxa Selic começou a cair em agosto. Houve uma redução de 0,5 ponto percentual, indo para 13,25%. Na última quinta-feira (20), o Copom fez mais um corte e, e a taxa foi para 12,75%.
Relembre a participação de Roberto Campos Neto no programa Roda Viva:
REDES SOCIAIS