Notícias

"Bean bag", munição adotada pela PM, matou são-paulino durante confronto após título da Copa do Brasil

A PM confirmou nesta quinta (28) ter usado "bean bags" para conter torcedores, que segundo a corporação, estavam promovendo atos violentos na região


28/09/2023 14h40

Uma "bean bag", munição adotada pela Polícia Militar (PM) desde 2021, atingiu a cabeça do são-paulino Rafael dos Santos Tercilio Garcia e o matou, durante confronto entre torcedores do São Paulo e a PM, no último domingo (24), após a final da Copa do Brasil.

As informações foram confirmadas na tarde desta quinta-feira (28) pelo g1 e pela TV Globo com a delegada Ivalda Oliveira Aleixo, diretora do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil.

O autor do disparo ainda não foi identificado. Laudos da Polícia Técnico-Científica poderão ajudar a investigação a esclarecer se algum policial militar disparou o artefato na nuca de Rafael. A PM confirmou nesta quinta (28) ter usado "bean bags" para conter são-paulinos, que segundo a corporação, estavam promovendo atos violentos na região.

Leia também: Elite, Lupin e mais: Veja as estreias de outubro na Netflix

Corpo de corintiano que morreu após levar choque na saída da Neo Química Arena é sepultado

"Na ocasião, os policiais militares realizaram ações de controle de multidão com uso de munições de menor potencial ofensivo como bean bags, elastômero e jatos de água", informa trecho da nota divulgada nesta quinta pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

A polícia também ouve os depoimentos de testemunhas e analisa as imagens de vídeos e câmeras de segurança para tentar identificar quem realizou o disparo.

Segundo a declaração de óbito de Rafael, ele foi morto por um "disparo de arma de fogo". Ainda de acordo com o documento, entregue à família para seu sepultamento, a causa da morte foi "traumatismo cranioencefálico" devido a "ação vulnerante de agente perfuro contundente".

Entretanto, apenas com os laudos necroscópico e do local, feitos pela Polícia Técnico-Científica, poderão concluir oficialmente o que atingiu e matou Rafael. Os resultados ainda não ficaram prontos. O caso é investigado como homicídio durante tumulto pelo DHPP.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Biden participa de piquete de grevistas do setor automobilístico

Roda Viva recebe Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, nesta segunda-feira (2)

Governo separatista de Nagorno-Karabakh anuncia dissolução e república deixará de existir

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF nesta quinta (28); veja trajetória do ministro

Lula assina MPs para liberar R$ 1 bi em crédito a municípios do Rio Grande do Sul