Notícias

Comissão do Senado aprova limite para juros rotativos do cartão de crédito e Desenrola

Projeto de lei que regulamenta programa deve ser votado no plenário até a próxima terça-feira (3)


28/09/2023 15h03

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta quinta-feira (28) o projeto de lei (PL) 2685/22 que cria o programa o Desenrola Brasil. Proposta pelo governo federal, a medida tem como objetivo a renegociação de dívidas. Agora, o texto segue para apreciação do plenário.

A expectativa é de que o projeto seja votado até a próxima terça-feira (3). O governo tem pressa para que a medida seja analisada pelo Senado. O Desenrola está em vigor devido à publicação de uma medida provisória (MP), enviada ao Congresso Nacional em junho, caso não seja votada, pode perder a validade.

Leia mais: Biden participa de piquete de grevistas do setor automobilístico

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se comprometeu a pautar o projeto em plenário no máximo até segunda (2), para evitar a perda do programa.

Além da aprovação do Desenrola, a Comissão também aprovou que estabelece teto de 100% para juros rotativos de cartão de crédito ao longo de um ano.

O texto votado pela CAE, relatado pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), mantém o mesmo texto da proposta que já foi aprovada pela Câmara no início deste mês, evitando uma nova análise dos deputados.

"Ao aliviar o endividamento, as famílias podem adotar práticas financeiras mais saudáveis, promovendo um consumo mais consciente e responsável. Isso beneficia a economia de longo prazo, evitando que as pessoas fiquem presas em ciclos contínuos de dívidas", apontou Cunha.

Hoje, a taxa média anual dos juros rotativos do cartão de crédito é de 445,7%. O rotativo do cartão de crédito acontece quando o cliente não paga o valor total da fatura e joga a dívida para o mês seguinte.

O projeto não impõe o valor do teto, no entanto, prevê um prazo de 90 dias, a partir da publicação da norma, para que as emissoras de cartões apresentem uma proposta de teto, a ser aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Leia também: Luís Roberto Barroso assume presidência do STF nesta quinta (28); veja trajetória do ministro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministro Alexandre de Moraes mantém prisão preventiva de Roberto Jefferson

Prefeitura de SP suspende rodízio de veículos nesta terça (3) por greve do Metrô e CPTM

Greve em SP: escolas e serviços de saúde terão ponto facultativo nesta terça (3)

Provão Paulista: governo de SP divulga regras do exame que dá acesso às universidades públicas

Hidrelétrica em Roraima suspende operação por conta de seca histórica na Amazônia