A Usina de Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), suspendeu as atividades nesse domingo (1°) em virtude da seca histórica que atinge a região da Amazônia.
Não há data para a hidrelétrica retornar às atividades. Esta é a primeira vez, desde a inauguração, em 2012, que ela é desligada por falta de chuvas.
"A Santo Antônio Energia, em reflexo dos baixos níveis de vazão registrados atualmente no rio Madeira, aproximadamente 50% abaixo da média histórica, interrompeu excepcionalmente a operação da Hidrelétrica Santo Antônio, em alinhamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)", diz nota divulgada nesta segunda-feira (2).
Leia mais: Mingau, da banda Ultraje a Rigor, completa um mês na UTI; quadro clínico continua estável
A usina é responsável por 4% do consumo nacional de energia em época de cheia. Em períodos de seca na Amazônia, é comum que a hidrelétrica gere menos eletricidade. Dessa forma, não há risco de crise de abastecimento na região.
Além disso, outras localidades do Brasil estão com índices de chuvas elevados, o que possibilita a reorganização da produção de energia por outras usinas.
REDES SOCIAIS