Notícias

Greve em SP: Veja o que funciona e o que não funciona na cidade nesta terça-feira (3)

Iniciativa ocorre em protesto contra os planos de privatização das companhias


03/10/2023 09h36

Servidores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e do Metrô estão em greve nesta terça-feira (3).

A iniciativa, segundo eles, ocorre em protesto contra os planos de privatização das companhias.

Leia também: Greve dos trabalhadores de Metrô, CPTM e Sabesp paralisa São Paulo

A seguir, confira o que funciona e não funciona em São Paulo:

Transporte

No Metrô, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 15- Prata e 3-Vermelha estão paralisadas, enquanto a 4-Amarela e a 5-Lilás funcionam.

Na CPTM, as linhas 10-Turquesa, 12-Safira e 13-Jade não funcionam. A 7- Rubi (de Caieiras a Luz) e 11-Coral (de Guaianases a Luz) operam parcialmente, enquanto a 8-Diamante e a 9-Esmeralda estão abertas.

Integrações abertas: Linha 7-Rubi na Estação Barra Funda com a Linha 8-Diamante / Linha 11-Coral e 7-Rubi na Estação Luz com a Linha 4-Amarela.

De acordo com o governo estadual, os ônibus municipais e intermunicipais circulam normalmente. "A EMTU e a SPTrans organizaram um esquema especial para manter a frota total durante todo o dia a fim de minimizar os transtornos causados à população. Na capital, a SPTrans ampliou os itinerários de mais de 20 linhas municipais para que os passageiros consigam chegar mais perto de locais com maior concentração de comércio e serviços", informa.

A Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio municipal de veículos. Com isso, aqueles que apresentam placas com final 3 e 4 poderão circular pela cidade sem qualquer tipo de restrição ou punição.

O rodízio de placas para veículos pesados, como os caminhões, e as demais restrições, continuam a valer normalmente. Enquanto a Zona Azul também foi suspensa.

Educação

As aulas e as provas nas escolas estaduais foram canceladas na capital e na região metropolitana, no entanto, as creches e escolas da rede municipal continuam com a programação normal.

Leia também: "Vamos conseguir a licença", diz Prates sobre exploração da Petrobras na Foz do Amazonas

Serviço

Governo do Estado de São Paulo determinou ponto facultativo em todos os serviços públicos estaduais da capital.

Os Correios abrem nesta terça-feira (3). A Assembleia Legislativa e o Judiciário tiveram ponto facultativo decretado. Por fim, os pacientes dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) da capital e de outras unidades de saúde da rede estadual, que possuem uma consulta ou exame, terão seus reagendamentos garantidos. 

Os serviços prestados pela Sabesp poderão ser afetados parcialmente, porém, o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos segue normalmente.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estação Livre discute sobre indicação de ministra negra para o STF nesta sexta-feira (6)

PF vai até o Paraguai para prender suspeita de participação no 8 de janeiro

Vladimir Putin avalia concorrer às eleições presidenciais na Rússia em 2024, diz jornal

Novo passaporte brasileiro começa a ser emitido nesta terça-feira (3)

CPMI dos Atos Golpistas colhe o depoimento de empresário suspeito de financiar o ataque