Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | TV Cultura
Reprodução | TV Cultura

Começou nesta quarta-feira (4), no Vaticano, a 16ª edição do Sínodo, convocado pelo Papa Francisco para discutir reformas na Igreja Católica.

Entre as mudanças defendidas pelo Papa está a possibilidade de abençoar casais homoafetivos. Francisco explica que a benção não é um casamento, cerimônia permitida só para casais heterossexuais, mas argumenta que a igreja não deve julgar e excluir, e que a bênção é uma oportunidade para aproximar os fiéis.

Desde o começo do pontificado, Francisco ressalta que a igreja tem o dever de escutar e discutir as necessidades e preocupações dos católicos, por mais delicados que sejam os temas.

Leia também: Michael Jordan atinge fortuna de R$ 15 bilhões e entra em lista de mais ricos dos EUA

Além dessa proposta, os conservadores questionam também a possibilidade de as mulheres participarem de maneira mais ativa na administração da igreja. Eles foram contra a abertura para que, pela primeira vez, elas pudessem votar as reformas no encontro. ordenação feminina será um dos assuntos em debate.

O Sínodo discutirá ainda o celibato e o sacramento para divorciados.

Francisco enfrenta também os religiosos que criticam as manifestações do pontífice sobre as mudanças climáticas. O Papa publicou um novo texto afirmando que a humanidade é responsável pelo esgotamento do planeta, e falou da importância da transição energética.

O Sínodo vai até o fim de outubro e reúne no Vaticano mais de 460 bispos, cardeais, religiosos e cidadãos comuns.

Leia também: Desenrola Brasil deve beneficiar 32 milhões de pessoas, diz Lula